segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Pin Up?


Quando o nu feminino ainda era considerado um tabu, surgiram nos Estados Unidos as pin-ups, modelos desenhadas em cartões, calendários e maços de cigarro que eram enviados aos soldados americanos que estavam nos campos de guerra. Até hoje, estas lindas e provocantes garotas mexem com o imaginário dos homens.
No final do século 19, o teatro de revista vivia o seu auge e transformou dançarinas em estrelas, fotografadas para revistas, anúncios, cartões e maços de cigarros, mas foi somente na década de 40 que começaram a dominar não apenas a imaginação dos homens, mas também as portas dos armários e as paredes dos quartos de milhares de admiradores dessa nova onda de “sensualidade permitida”.
Foi justamente esta a origem do nome pin-up: o ato de pendurar as ilustrações em algum lugar. O jeito de satisfazer a solidão dos soldados e a curiosidade dos adolescentes era fabricar modelos de lápis e tinta, que reproduziam o padrão de beleza considerado ideal: seios fartos, pernas grossas, cinturinha de pilão.

Acabaram se tornando uma espécie de troféu pela guerra vencida. Desenhadas ou fotografadas, as garotas invadiram o planeta com suas poses sensuais porém, sem vulgaridade. Com formas generosas, elas não enfrentavam as pressões da magreza nem a conseqüente anorexia. Elegantes, elas ocupavam seus espaços numa linha entre o ingênuo e o diabólico, trajando duas peças, meias-calça e corpetes com decotes enormes.

O meu estilo de pin up já algo mais moderno, como eu gosto de tatuagens e piercings eu adoraria ficar assim um dia:




Nenhum comentário:

Postar um comentário